Quem sou eu

Minha foto
Vila Bela, Mato Grosso, Brazil
Sou graduada em Ciências Biológicas formada na UNIC – Universidade de Cuiabá, com Pós Graduação em Educação Ambiental. Tenho 14 anos de sala de aula. Adoro o que faço. Sempre busquei novas formas de aprendizagem. Sou uma pessoa voltada à tecnologia, adoro estar em contato com as novidades, aprender coisas novas e diferentes. Estou sempre atenta às mudanças que acontecem ao meu redor. Adoro desafios, pois é com eles que busco as respostas para conhecer mais e saber ensinar melhor.

sábado, 15 de março de 2014

CURSO: Redes de Aprendizagem - e-Proinfo


O Curso “Redes de Aprendizagem” tem como objetivos gerais:

  • Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada.
  • Compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e, em especial, como essas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.
  • Compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.

O Curso “Redes de Aprendizagem” foi lançado na perspectiva de dar continuidade aos estudos. Portanto, consideramos o Curso “Introdução à Educação Digital” como pré-requisito essencial, e os Cursos “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC” e “Projetos de Aprendizagem” como desejáveis para o bom aproveitamento do conteúdo deste Curso.

O Curso está dividido em três unidades, que têm como objetivos específicos:
Botao_FiguraU1.pngBotao_FiguraU2.png
Botao_FiguraU3.png                                              

Esses são os cursistas de Vila Bela da Santíssima Trindade






Na sua opinião, de que forma mídias como televisão, jogos e Internet, modificaram as formas de agir e pensar de crianças e jovens da atualidade? 

A mídia vem se configurando como uma poderosa ferramenta formuladora e criadora de opiniões, saberes, normas, valores e subjetividades. Utilizando-se de manobras estratégicas, a mídia, na maioria das vezes, não dialoga, mas sim "unidireciona" sua mensagem para o interlocutor, fazendo com que um grande contingente de pessoas aviste o mundo por suas lentes, seu modo e ver e pensar. (Profº Wesley)




A mídia impressa, a televisão, o vídeo, o rádio, a Internet e a hipermídia são ótimos recursos para mobilizar os alunos em torno de problemáticas, quando se intenta despertar‐lhes o interesse para iniciar estudos temáticos, desenvolver projetos ou trazer novos olhares para os trabalhos em andamento. Para tanto, é importante conhecer quais são os objetivos pedagógicos das atividades e quais as características principais das mídias disponíveis. Nesse último aspecto, os alunos são excelentes parceiros dos professores. Vejo que as mídias só tem a contribuir com a prática pedagógica dos professores, basta termos um pouco habilidade para manuseá-las.

Quais as implicações dessas mudanças na relação com as gerações anteriores (pais, educadores)?

A mídia, com todas as suas ferramentas, hoje detêm o poder de fazer crer e ver, gerando mudanças de atitudes e comportamentos, substituindo valores, modificando e influenciando contextos sociais, grupos, constituindo os arquétipos do imaginário, criando novos sentidos simbólicos como árbitros de valores verdades. E isso tudo tem causado um grande conflito entre as gerações.
Por outro lado, essa "geração informatizada" possui uma gama de conhecimento muito grande em relação às gerações anteriores. O que vejo é que muitos destes jovens não estão sabendo lidar com tamanha facilidade no acesso a informações, entretenimento, notícias, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário